O componente formativo Prática de Conjunto tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para a qualificação profissional em artes através da prática de produção artística. Nesse semestre, as turmas do turno noturno dos cursos: técnico em instrumento (1MNC, 2MNC, 3MNC, 4MNB), regência (1RNC), artes visuais (1ANB) e gestão em projetos culturais (2GNB) atuarão na segunda edição do Projeto Botequim com foco no desenvolvimento do tema O Samba e o Amor ao Lugar.
BREVE HISTÓRICO
No dia 02 de dezembro do ano de 2008, os alunos do curso técnico em Instrumento, sob orientação do professor Magno Santana, realizaram uma aula-espetáculo contando um pouco da trajetória do genêro popular que confere identidade musical à nação brasileira: O SAMBA.
O projeto intitulado Botequim-O Samba é a melhor pedida teve o objetivo de promover o acesso a história do gênero no cancioneiro popular brasileiro através da análise lítero-musical das canções e da interpretação destas. Este se desenvolveu na disciplina Música e Sociedade em duas etapas: 1) pré-produção no qual os estudantes realizaram pesquisa, seleção e análise de repertório; e 2) produção: no qual os alunos buscaram através de ensaios reconstituir os arranjos originais das canções para compor o trabalho musical.
Nesta primeira edição do projeto, contamos também com o apoio do professor e artista plástico Ives Quaglia, que na época ministrava as oficinas de artes visuais. O professor trabalhou com os alunos em um projeto de composição cenográfica para a apresentação, e graças a esta ação interdisciplinar a sala de aula se transformou em um tradicional “botequim”.
JUSTIFICATIVA
O mercado em artes tem exigido a presença de profissionais cada vez mais preparados para as demandas de trabalho. Nessa perspectiva, a educação profissional assume um papel importante na formação e qualificação destes.
O CEEP Artes e Design tem buscado através de seu itinerário formativo oferecer as ferramentas necessárias para a formação e qualificação profissional em artes na cidade de Salvador. Instrumentos estes, que vão além das partituras, dos violões, das batutas, e dos pincéis.
O componente formativo Prática de Conjunto surge dessa necessidade de gerar oportunidades educativas que envolvam os estudantes dos cursos técnicos em Instrumento, Regência, Documentação Musical, Artes Visuais e Gestão de Projetos Culturais em processos de trabalho no qual estes, sob orientação dos professores, sejam provocados a mobilizar as competências desenvolvidas em todas as disciplinas que compõem o currículo.
Devido às dificuldades apresentadas pelos educandos no semestre 2010.1 em planejar e organizar os processos de trabalho bem como direcioná-los para a produção artística, o grupo de trabalho do CEEP Artes e Design optou pela reedição periódica de eventos temáticos já realizados pela instituíção.
O projeto Botequim configura-se em um evento cultural que volta suas ações para o Dia do Samba, sempre realizado em 02 de dezembro. A cada edição, os educandos terão o desafio de através de um tema-gerador, mergulhar no universo do gênero que confere identidade musical ao Brasil.
No cancioneiro do samba encontra-se um imenso viveiro de imagens que são cifras da condição humana. Em cada edição do evento, será recortada uma dessas imagens para construção de um projeto poético que irá também inserir os educandos em processos de criação artística. Trata-se de um projeto integrado ao projeto-show que tem a função de dar uma unidade de sentido aos processos e ao produto final.
Nesta segunda edição, o tema O Samba e o Amor ao Lugar foi o escolhido para nortear todas as ações. Com base neste, serão interpretadas em três apresentações públicas, sambas que retratam a relação dos compositores e/ou intépretes com seus respectivos territórios de identidade. São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia serão os lugares de memória contemplados com essa montagem.Montar uma série de três apresentações públicas para o Projeto Botequim com base no tema O Samba e o Amor ao Lugar.
OBJETIVO GERAL
OBJETIVO GERAL
Montar uma série de três apresentações públicas para o Projeto Botequim com base no tema O Samba e o Amor ao Lugar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer as etapas que envolvem a produção de um show;
- Envolver-se em processos de criação artística a partir da pesquisa, análise, seleção e organização do repertório dos shows;
- Participar das fases de pré-produção, produção e pós-produção do projeto;
- Avaliar as competências desenvolvidas no projeto.
METODOLOGIA
A montagem do Projeto Botequim envolverá toda a comunidade escolar nos processos de produção artística. As demandas de trabalho serão distribuídas de acordo com a natureza de cada curso oferecido pela instituíção.
MÚSICA/REGÊNCIA – Atuará na concepção artística dos shows através da pesquisa, seleção, análise de repertório de acordo com as temáticas, e na montagem das apresentações.
DOCUMENTAÇÃO MUSICAL – Oferecerá subsídios para o projeto a partir do desenvolvimento da pesquisa histórica sobre o tema através da criação de ferramentas de acesso ao material levantado.
ARTES VISUAIS – Atuará na concepção e montagem da cenografia do Espaço Botequim com elementos visuais fixos e outros adaptáveis às temáticas desenvolvidas em cada apresentação.
COMUNICAÇÃO VISUAL – Atuará na composição de materiais para a divulgação do evento (logo, cartazes, folder, convites e etc.).
GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS - Operacionalizará as ações de pré-produção, produção e pós-produção do evento.
ORIENTADORES:
Profº Magno Santana – Concepção Artística / Direção dos Shows
Profº André Lima – Concepção Visual / Direção de Produção.
Profº Ives Quaglia - Concepção Cenográfica
Profª Mari Monserrat - Direção de Pesquisa Documental.